sábado, 26 de setembro de 2020

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - SFN


O que é SFN

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) diz respeito ao conjunto de instituições, públicas e privadas, que compõem o mercado financeiro brasileiro. O SFN, possui como principal função realizar a ligação entre agentes deficitários da economia, que precisam de recursos emprestados e os agentes superavitários, que dispõem de recursos para emprestar.

Funções Básicas

Dentre as principais funções do SFN, destacam-se duas:

A) A prestação de serviços de gerenciamento de recursos, que oferecem uma séria de vantagens aos cidadãos, como: A existência de um sistema de pagamentos para transferência de recursos e arrecadação de tributos. O serviço de custódia(guarda) de valores, bens e títulos. A disponibilização de meios de pagamento, tais como cartões de crédito e cheques. A disponibilização de seguros para as mais diferentes finalidades (automóvel, viagem, vida, saúde, entre outros.

B) A intermediação financeira, aqueles que têm dinheiro sobrando e gostariam de deixá-lo guardado ou investido, a fim de que fique protegido ou rendendo, são os chamados agentes econômicos superavitários. Aqueles que precisam de mais dinheiro do que têm disponível, seja para concretizar ideias e projetos ou porque estão passando por uma fase mais difícil da vida, são os chamados agentes econômicos deficitários.

Sendo assim, o conceito de Intermediação financeira, é a atividade de captar recursos dos agentes econômicos superavitários, mediante algum tipo de contrapartida, e disponibilizá-los para agentes econômicos deficitários, mediante a cobrança de juros.

Mercado de atuação do SFN – Sistema Financeiro Nacional

O SFN efetua as suas funções de intermediação financeira e prestação de gerenciamento de recursos, onde estão presentes os agentes superavitários e deficitários, constituído por Órgãos de Regulação, auto regulação e fiscalização, nos seguintes mercados:

Moeda, Crédito e Câmbio; Mercado de Capitais; Seguros, previdência Aberta, Capitalização e Resseguros e Previdência Fechada.

Moeda: Seu objetivo é a manutenção da liquidez do sistema econômico em níveis compatíveis com o crescimento do produto e estabilidade da moeda. Bancos Comerciais são instituições autorizadas pelo Banco Central, através de uma carta patente, a receber depósitos e efetuar empréstimos ao setor privado. Banco Central é a instituição designada a supervisionar o sistema bancário e regular a quantidade de moeda da economia.

Crédito: Mercado que disponibiliza a concessão e a tomada de crédito para os indivíduos, incluindo operações financeiras de curto e médio prazo.

Câmbio: é aquele que ocorre a negociação de moedas estrangeiras e pessoas interessadas em movimentá-las. Esse mercado é bastante utilizado por investidores, exportadores, importadores e empresas que façam negociações internacionais.

Mercado de capitais: considerado um sistema que tem como objetivo de distribuição de valores mobiliários, visando à liquidez e solvência na emissão de títulos, viabilizando sua capitalização. É constituído pelas instituições financeiras autorizadas, bolsas e corretoras. Os principais títulos negociados são as ações, partes representativas de capital da empresa, ou empréstimos via mercado, tomado por empresas. Ainda vale salientar que o mercado de capitais é subdividido em mercado primário e secundário.

Estrutura do SFN – Sistema Financeiro Nacional

A estrutura do SFN é composta por um subsistema normativo e por um subsistema de intermediação, também conhecido como subsistema operativo. Esses subsistemas são representados por entidades públicas e privadas que, cada uma em sua área de atuação, desenvolvem suas atividades de modo a garantir a existência de um mercado financeiro regulado.

De modo geral, o subsistema normativo reúne órgãos normativos e de supervisão, enquanto o subsistema de intermediação é constituído por instituições dedicadas à execução das funções do SFN, tais como os intermediários financeiros e as organizações que prestam serviços auxiliares às funções do SFN.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - SFN