quinta-feira, 12 de agosto de 2010

GESTÃO DE CUSTOS

PROFESSOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS APRESENTA ARTIGO EM CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS


Realizou-se dos dias 05 a 07 de dezembro de 2007 o XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, na cidade de João Pessoa – PB, tendo como tema A GESTÃO DE CUSTOS E O AUMENTO DA COMPLEXIDADE DOS SISTEMAS PRODUTIVOS, organizado e apoiado por entidades como CAPES, CNPQ, SEBRAE, CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, UFSC entre outras. O evento contou com a participação de mais de 400 congressistas de todo país, sendo que foram apresentados 82 artigos em 16 áreas temáticas diferentes.A UNIVEL, se fez presente ao evento através de seu professor CLÁUDIO MARCOS METZNER, que apresentou artigo na área de Gestão de Custos no setor Governamental, intitulado PREGÃO ELETRÔNICO COMO FERRAMENTA DE REDUÇÃO DE CUSTOS, UM ESTUDO DE CASO NA PREFEITURA DE CAPITÃO LEÔNIDAS MARQUES PR, escrito em parceria com a prof. Loreni Maria dos Santos Braun e o aluno Dirceu Silvio Tormen. O artigo teve como objetivo principal verificar quais as vantagens e qual a forma de licitação mais viável para a Prefeitura, comparando o Pregão com a tomada de preços, Convite e Concorrência de janeiro a agosto de 2006. Faz uma abordagem acerca de aspectos pertinentes à Contabilidade Pública e sua relação com a lei de licitações, demonstrando a necessidade de licitar e a modalidade que possa trazer para a administração municipal além de economia financeira, eficiência, rapidez e principalmente transparência nas negociações dos bens e serviços adquiridos pela administração. Destaca-se que o pregão eletrônico é uma modalidade que começou a ser trabalhada e executada em 2006, pois se trata de matéria regulamentada apenas em 2002, com prazo para que os municípios se adaptassem as novas regras. Mesmo sendo o pregão a modalidade menos executada no município estudado, devido que apenas as verbas dos convênios federais foram utilizadas, ainda assim comparando com as outras modalidades, trouxe maior economia.

2 comentários:

  1. Com certeza, a cada dia a tecnologia nos obriga a criar ferramentas, e mais ferramentas.

    Pregão Eletrônico no caso via WEB acho algo fantástico onde o pregoeiro e as empresas ficam em uma interface web e dando lances, e negociando.

    Parabéns ao garoto que está apresentando seu artigo, além do fato das prefeituras economizarem na aquisição de equipamentos, objetos, entre vários outros nossas prefeituras devem adequar-se para não ficarem nos primórdios, ou na antiga "carta-convite" !

    Valeu Professor !!

    Abraço !

    ResponderExcluir

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - SFN